Ontem foi comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada em 1977 através do ICOM, organismo integrante das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar museus.
Nos museus são apresentadas exposições de obras artísticas das mais variadas formas e sobre os mais variados temas e estilos. A palavra museu é baseada na Grécia Antiga e faz referência ao Mouseion, o templo das nove mulheres, um local dedicado à contemplação e ao estudo científico literário e artístico.
A ICOM escolhe, a cada ano, um tema específico para debate durante o Dia Internacional dos Museus. Em 2022 o tema escolhido foi “O poder dos museus”.
No Brasil, a data move a Semana Nacional de Museus que mobiliza diversos órgãos em todo o país. Além de dar visibilidade aos centros museais, a Semana Nacional de Museus se destaca como um elo com a sociedade, estimulando o diálogo entre públicos e territórios.
Além de workshops e palestras, uma grande variedade de museus disponibilizam entrada franca em suas principais exposições. Ainda dá tempo de aproveitar a Semana Nacional de Museus e expandir o conhecimento e a cultura.
Até breve
Por: Kaíque Iengo