Pós – Graduação
Área da Educação
Cursos
A Arte de Contar Histórias
Objetivo
O Curso tem por objetivo ensinar as técnicas e experimentar o papel do contador de histórias nos meios culturais – como agente mediador de aprendizagem, leitura; e educacionais – como contribuição na didática de professores das diversas áreas do conhecimento na educação formal e não formal, além de aperfeiçoar o trabalho estético, do contador de histórias.
Público – Alvo
Profissionais com formação superior em arte-educação e outras áreas que fazem uso da arte nas suas atividades profissionais: graduados atuantes nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Educação e Arte Educação. (Portadores de Diploma de Curso Superior).
Área de Atuação
Diversas áreas ligadas à Educação e Saúde. Profissionais como psicólogos,
professores, pedagogos, psicopedagogos e demais com interesse em conhecer
mais sobre o processo de desenvolvimento pueril e a influência
dos contos infantis nesse processo.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos teóricos e práticos da arte de contar história
Técnicas vocais, corporais e o olhar do contador de história
A gênese da literatura infantil
Estudo e estruturação da história contada
Oficinas de Histórias: contadas, cantadas, vivenciadas
Características de um bom livro para contar história
As histórias na escola – A relação entre professor e aluno
Didática do ensino superior
A Psicologia dos contos de Fada
Objetivo
Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios para a se aprofundar nos conceitos oferecidos no curso procurando entender a importância da Psicologia dos contos de fada no desenvolvimento humano. Identificando a importância dos Contos de Fadas para o desenvolvimento da criança, e a compreender como os contos são inseridos no contexto escolar.
Público – Alvo
O curso de Psicologia dos contos de fada é direcionado aos graduados nas diversas áreas relacionadas com a educação e outros profissionais com diplomas de ensino superior devidamente reconhecidos, pretendem realizar pesquisas mais aprofundadas sobre questões relacionadas com a psicologia educacional de contos de fadas e trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva para apoiar uma educação de qualidade é o bem-estar de todos os cidadãos e de toda a sociedade.
Área de Atuação
Diversas áreas ligadas à Educação e Saúde. Profissionais como psicólogos, professores, pedagogos, psicopedagogos e demais com interesse em conhecer mais sobre o processo de desenvolvimento pueril e a influência dos contos infantis nesse processo.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Introdução a psicologia/psicanálise
Significado psicanalítico dos contos de fadas, conteúdos latentes e manifestos
Estrutura dos contos de fada
Literatura infantil e sua importância
Histórias modernas e seus novos enfoques
Oficina de contação de histórias
Administração e Supervisão Escolar
Objetivo
O curso proporciona ao profissional da educação o aperfeiçoamento de conhecimentos relativos à organização do trabalho pedagógico da escola, em específico, na área de Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar. E propõe uma reflexão sobre os principais desafios, oferecendo subsídios teóricos que auxiliam na elaboração do projeto político pedagógico da escola. Além disso, amplia e promove a atualização em legislação de ensino referente à Educação Básica e às diretrizes curriculares do ensino fundamental, médio e educação.
Público – Alvo
O curso tem como principal objetivo a qualificação teórico-prática dos pedagogos, professores, educadores e profissionais de áreas afins, na área de orientação educacional, supervisão escolar e gestão escolar, o que permitirá a compreensão da realidade e uma atuação de destaque no âmbito público ou privado.
Área de Atuação
Profissionais de Orientação, Supervisão e Gestão Escolar atuam em todos os espaços de orientação educacional, supervisão escolar e gestão escolar e da organização do trabalho pedagógico. E, em sua grande maioria, são oriundos do curso de pedagogia e dos cursos de licenciatura das diversas áreas do conhecimento.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Princípios e características dos diferentes tipos de gestão;
Gestão Democrática;
Relação Escola Comunidade;
Relação Professor – Aluno – Conhecimento;
Tecnologias Inovadoras;
Educação Inclusiva;
Planejamento Educacional;
Projeto Político Pedagógico;
Avaliação Institucional;
Avaliação da Aprendizagem Escolar;
Políticas Educacionais;
Perspectivas Curriculares Contemporâneas.
Arte Educação
Objetivo
O objetivo desse curso é especializar profissionais para atuação em práticas educativas formais, ensino regular e não formais, museus, ações e projetos culturais, por meio da investigação a respeito de métodos, conteúdos e procedimentos da área de arte educação. Visa, ainda, possibilitar a prática reflexiva do trabalho na área, ampliando horizontes pedagógicos, artísticos e culturais.
Público – Alvo
Destina-se a portadores de diploma de graduação nas áreas de comunicação, artes, teatro, cinema, educação e música, bem como profissionais que atuem como professores, comunicadores das artes e das expressões humanas, arte-educadores, atores e profissionais de museus.
Área de Atuação
O profissional com esta especialização estará capacitado a atuar em instituições de ensino públicas e privadas e espaços não escolares museus, pontos de cultura, ONGs, além de empresas que desenvolvem projetos relacionados à arte, educação e cultura, atuando como agente educacional e cultural na área de artes.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Psicologia da aprendizagem
Recursos tecnológicos aplicados à educação
Fundamentos da Arte na Educação
História e Prática da Dança e História e
Evolução das Artes Visuais – Universal e Brasileira
O teatro na Educação e Didática do Ensino Superior
Fundamentos metodológicos e práticos na educação musical
A imbricação existente entre museu – educação – patrimônio cultural
Interfaces da música com outras linguagens artísticas na educação
Arteterapia
Objetivo
Conscientizar os profissionais sobre a importância e utilização dos conceitos e técnicas da Arteterapia, como método facilitador terapêutico, nas áreas da saúde e educação; observar e experimentar o despertar do potencial criativo do ser humano; promover o reconhecimento dos genuínos valores emocionais e materiais, somente através dos quais poder-se-á abrir uma porta para o acesso, individual ou coletivo a um mundo verdadeiramente mais humano.
Público – Alvo
Educadores, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, artistas, assistentes sociais, entre outros que desejam atuar em: instituições educacionais ou hospitalares, em casas de saúde, clínicas, centros de artes, entre outros.
Área de Atuação
O Arteterapeuta poderá atuar dentro do seu campo de trabalho: em escolas, consultórios, ateliês, empresas, ONGS, entidades filantrópicas, hospitais, CAPS, CRAS, CREAS, postos de saúde, entre outros. O Arteterapeuta estará apto para atuar de forma profilática e terapêutica em caráter profissional em seu espaço terapêutico, para atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de forma individual e coletiva.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
O teatro na educação e didática do ensino superior
A arteterapia individual e grupal e metodologia e didática do ensino superior
Introdução à psicologia analítica e psicossocial
Princípios da saúde mental
Contexto prático da arteterapia
Oficina de artes
O processo arte terapêutico e a relação integradora da psique
Do estresse à boa saúde mental, à convivência social, ao encontro de si
mesmo.
Atendimento Educacional Especializado
Objetivo
A Pós – Graduação em Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.) tem como objetivo principal preparar os profissionais da educação que pretendam intervir com competência pedagógica no atendimento e desenvolvimento do aluno com diferenças que vão desde deficiências, transtornos globais até superdotação e altas habilidades, dentro das salas de aula comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado (A.E.E), em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.
Público – Alvo
O curso destina-se a graduados que queiram se especializar no Atendimento Educacional Especializado promovido por instituições educativas inclusivas e multiculturais, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.
Área de Atuação
Especialista nesta área do conhecimento terá a sua disposição um aprofundamento teórico-metodológico que implemente a prática pedagógica no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento inclusivo e educacional especializado. Terá uma visão mais abrangente em relação à inclusão da pessoa com deficiências no ensino regular, bem como uma bagagem prática para atendimento em salas de recursos multifuncionais.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Conceito e Fundamento da Educação Especial e Educação Especial e as Políticas Públicas de Inclusão
Altas Habilidades super dotação e comunicação alternativa e assistiva
Os diferentes tipos de necessidades educacionais especiais – Deficiência Física: Intervenção Prática
Os diferentes tipos de necessidades educacionais especiais – Deficiência Visual baixa visão: Intervenção Prática
Os diferentes tipos de necessidades educacionais especiais – Deficiência Intelectual: Intervenção Prática
A.E.E para deficiência auditivas e surdez: Intervenção Prática
A.E.E para deficiência múltiplas.
Biotecnologia Ambiental
Objetivo
Como a especialização em Biotecnologia ambiental possibilita que o aluno interaja em vários campos da Ciência e na interface Ciência, indústria e economia, o principal objetivo é proporcionar ao aluno uma sólida formação básica, científica e tecnológica, o que favorece no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de medicamentos, alimentos industrializados, pesticidas, fertilizantes, tratamentos e preservação do meio ambiente.
Público – Alvo
As novas técnicas de Biologia Molecular e Bioprocessos estão promovendo uma reavaliação de quase todos os processos industriais que empregam técnicas ou produtos biológicos. Portanto, podem se candidatar ao curso de especialização em Biotecnologia ambiental, profissionais com formação superior nas áreas de Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou em outras áreas que tenham interface com os processos, as atividades, os produtos ou serviços fornecidos pela Biotecnologia.
Área de Atuação
O mercado de trabalho para profissionais formados em Biotecnologia ambiental está aquecido e continua crescendo. Essa especialização oferece boas oportunidades para trabalhar com meio ambiente é Biotecnologia, formando profissionais que podem atuar desde em indústrias alimentícias e farmacêuticas até empresas de consultoria ambiental, órgãos públicos e organizações não governamentais.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Introdução à Biotecnologia
Biotecnologia e indústria
Biossegurança e bioética
Biossegurança em laboratórios
Introdução à gestão ambiental
Conceitos e princípios da gestão de recursos ambientais
Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais
Resíduos sólidos de serviços de saúde e regulamentação
Aspectos biofarmacêuticos e biotecnológicos de novos medicamentos
Genes e medicamentos
Biotecnologia: ciência e desenvolvimento
Aplicações nas áreas agrícola, florestal, ambiental e saúde
Bullying – Realidade e Perspectiva no Ambiente Educacional
Objetivo
Atuar em instituições escolares, nos níveis de ensino, onde os componentes curriculares estejam correlatos a sua área de formação. Identificar o fenômeno do bullying no cotidiano escolar, distinguindo-o de outros tipos de violência na escola. Com esses fundamentos, busca relacionar teorias e práticas escolares, ao promover a observação participante no cotidiano institucional, a análise informada por conceitos científicos e a elaboração de um plano de intervenção na realidade da escola.
Público – Alvo
Profissionais com formação superior, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, professores de disciplinas diversas e demais profissionais, com interesse em atuar nas orientações e intervenções das ações do bullying nas relações sociais.
Área de Atuação
Atuar em instituições escolares, nos níveis de ensino, onde os fenômenos do bullying se façam presente e necessário ações preventivas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Metodologia e didática do ensino superior
O papel do professor e da sociedade na prevenção do Bullying e das ações
violentas e A Escola como Espaço de Bullying
Causas e Consequências do Bullying e A Influência da Sociedade Atual Neste Tipo De Violência
Evolução histórica e conceitual e a evolução histórica do fenômeno bullying
O bullying / o ciberbullyng e a classificação das ações de intimidação
Bullying escolar: um fenômeno de extrema complexidade
Ciências Humanas – Sociologia,
História e Filosofia
Objetivo
Atuar de forma interdisciplinar na área das Ciências Humanas, com competência e eficácia; Aprofundar os conhecimentos sobre as Ciências Humanas a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas.
Público – Alvo
Formar profissionais de diversas áreas que sejam capazes de gerar conhecimento sobre uma nova percepção interdisciplinar da realidade social,
criar projetos e ações viáveis que contribuíam para a renovação dos fundamentos teóricos e metodológicos das ciências humanas e sociais.
Área de Atuação
O principal mercado está nas redes públicas e privadas de ensino básico.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Sociologia como ciência e Ética no mundo digital;
Conhecimentos em sociologia, história e filosofia;
Abordagem sociológica da religião;
A nova sociologia da educação e sua implicação para a educação;
Aplicações de humanidades em profissões, organizações e políticas públicas;
Teorias sociológicas.
Competência Socioemocional na
BNCC
Objetivo
instrumentalizar profissionais da área da educação para que potencializem o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais de seus alunos, preparando – os para enfrentarem, as demandas do nosso mundo contemporâneo.
Reparar o educador para as vivências em sala de aula;
Conhecer Atividades práticas, vivências e dinâmicas de grupo pouca proposição de diálogos e atividades afim;
Produzir novos saberes a partir do cotidiano escolar;
Elaborar “projetos”, que sejam propulsores dessas novas competências.
Público – Alvo
Educadores, pais e gestores que se interessam por educação de crianças e adolescentes.Profissionais da Educação e da Saúde, Coaches, Educadores
Parentais, formandos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Letras, Pediatria, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
Área de Atuação
Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
A B.N.C.C e a formaçõa do currículo;
Desafios da política e a formação cidadã;
Promoção de um ambiente seguro e saudável na escola;
Neurociência, emoções e aprendizagem;
Currículo e afetividade;
O professor e as novas competências para ensinar.
Direito Educacional
Objetivo
A proposta do curso de especialização em direito educacional é aliar uma base teórica consistente do direito educacional e sua aplicabilidade, no campo prático, analisando questões concretas relevantes e recorrentes próprias das atividades educacionais.
A partir dessa analise o aluno poderá se aprofundar na solução e elaboração de questões que cotidianamente se apresentam na consecução das atividades relacionadas ao campo educacional, seja nas atividades docente, de pesquisa ou de gestão.
Público – Alvo
O curso tem por público alvo profissionais graduados em Direito, Administração, Pedagogia ou em qualquer outra área do conhecimento, que já atuam na área educacional ou desejam nela ingressar.
Área de Atuação
O profissional com esta especialização terá a competência para analisar e solucionar problemas jurídicos pertinentes à esfera educacional. Essas habilidades serão tanto para uma ação consultiva e preventiva, como para uma atuação na esfera judicial.
Os conhecimentos adquiridos com este curso serão aprofundados na área do direito educacional incluindo uma perspectiva que dialoga com as demais áreas do direito, principalmente, o direito constitucional, processual, consumidor, trabalhista. Também terá noções complementares na área de gestão educacional.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
A educação básica e a legislação educacional
A legislação educacional contemporânea: a LDB
Currículo e a legislação educacional
Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações
A legislação educacional contemporânea: a Constituição e a educação como direito
Declaração universal dos direitos humanos
Docência do Ensino Superior
Objetivo
O objetivo desse curso é desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.
Público – Alvo
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em se aprofundarem nos elementos constitutivos de docência universitária e ingressar na educação superior.
Área de Atuação
O profissional com esta especialização poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
História e filosofia da educação
Metodologia e didática do ensino superior
Grades Curriculares, planejamento e avaliação do ensino superior
Políticas públicas e legislação do ensino superior
Psicologia da aprendizagem
Recursos tecnológicos aplicados à educação
Docência no Ensino
Superior e Tutoria EAD
Objetivo
Identificar a importância do ensino em um sistema EAD, o papel do professor.
Reconhecer que o cotidiano escolar vai além do espaço físico;
Identificar a importância das novas tecnologias no processo de ensino;
Avaliar o papel do professor na atualidade na perspectiva do ensino no futuro.
Público – Alvo
Professores, Coordenadores, Diretores de escola, estudantes.
Área de Atuação
Escolas, faculdades, demais estabelecimentos de ensino.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Didática e História do ensino superior;
A importância da didática na formação do professor;
Planejamento Educacional e Práticas pedagógicas;
Os desafios das ações docentes discentes;
Elementos principais da educação a distância;
Importância da avaliação em E.A.D.
Educação e Gestão Ambiental
Objetivo
Esta pós-graduação tem como principal objetivo formar profissionais capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos voltados à Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões, aptos a atuar nos diferentes segmentos da sociedade e de instituições de ensino.
Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável.
Público – Alvo
O curso tem por público alvo profissionais da área da educação e demais segmentos com interesse na área ambiental que envolvam planejamento, gestão e ensino de questões ligadas ao desenvolvimento, à sustentabilidade e ao meio ambiente.
Área de Atuação
Na área educacional, o gestor ambiental atua visando promover e educar na conscientização da população sobre a importância de preservar a natureza. Isso pode ser feito com o auxílio de palestras, workshops, cursos, vídeos e diversos programas oferecidos nas empresas, colégios e universidades.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Elaboração de projetos em Educação Ambiental
Metodologia e didática do ensino superior
Psicologia da aprendizagem
Recursos tecnológicos aplicados à educação
Fundamentos de educação e gestão ambiental
Fundamento de ecologia
Saúde pública, educação ambiental e Direito Ambiental
Poluição atmosférica, poluição da água, poluição do solo, Urbanização e
educação ambiental
Educação e Tecnologia
Objetivo
Apontar as mudanças ocorridas na sociedade em relação ás tecnologias no século xx, discutir bem como refletir sobre as estratégias e contribuições do uso da tecnologias na modernização do ensino e aprendizagem atuais.
Público – Alvo
Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores, Técnicos em informática entre outros interessados
Área de Atuação
Escolas, Laboratórios de informática, Cursos Técnicos, gestão de pessoas, gestão educacionais, secretaria de escolas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Ações docentes e discentes na EAD;
EAD, novas possiblidades para aprendizagem ;
O conceito de tecnologia;
Educação Inclusão e Tecnologia;
Formas de comunicação em EAD;
Os desafios da Informática á sociedade atual.
Educação em Foco
Objetivo
Formar profissionais com capacidades para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas das atividades do ensino e aprendizagem e de prever pró ativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento de uma educação de qualidade: nas modalidades, da educação infantil, ensino fundamental (séries iniciais), na educação inclusiva e para redimensionar as formas avaliativas e de registro em suas novas dimensões.
Público – Alvo
O curso foi concebido para atender profissionais de diferentes áreas que tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de conhecimento, habilidades, atitudes e valores pertinentes às atividades de docência na educação infantil, ensino fundamental (séries iniciais, na educação inclusiva e nas novas perspectivas da avaliação para as modalidades e enfoques apresentados pelos módulos de estudos.
Área de Atuação
Área da Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Educação Infantil: História da Educação Infantil Resolução 5/2009 / A educação Infantil na BNCC
A Formação Continuada do Professor
Ensino Fundamental (Séries Iniciais): O ensino fundamental de nove anos:
vantagens e desvantagens
Educação Inclusiva: Educação Especial História e Evolução
A Escola Inclusiva e seus Novos Enfoques
Enfoque da Avaliação: Avaliação, mitos e verdades
A importância da avaliação interna e externa
Educação Especial – Deficiência Intelectual
Objetivo
Relacionar a prática inclusiva á diversidade;
Reconhecer as fases Históricas e o tratamento dado ás pessoas com deficiência;
Refletir sobre as razões que modificaram o tratamento dado a educação especial e inclusivo na modernidade;
Identificar as principais características da deficiência intelectual;
Compreender as práticas educativas compartilhadas com as famílias;
Sistematizar os procedimentos adequados á inclusão, Quanto ao ensino e aprendizagem
Público – Alvo
Professores, Coordenadores pedagógicos, Diretores de escolas, profissionais da educação e saúde e demais pessoas interessadas em compreender a temática.
Área de Atuação
Escolas, clinicas, Hospitais, Associações entre outros.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 600 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Legislação educacional – aspectos legais da educação especial;
Diversidade e inclusão;
Neurociência e aprendizagem no desenvolvimento;
Práticas pedagógicas educação especial;
Relação família escola;
Característica dos principais transtorno.
Educação Financeira
Objetivo
A partir desta abordagem, os professores da Educação Básica devem assumir propostas que envolvam a formação de cidadãos através da Educação Financeira, com o oferecimento de análises,
reflexões e construção de um pensamento financeiro e de comportamentos autônomos, focados do trabalho dentro de situações
cotidianas que devem ser abordadas e vivenciadas na escola.
Público – Alvo
Professores de Matemática da Educação Básica; Orientadores Educacionais, interessados em Educação Financeira no geral.
Área de Atuação
Área da Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Tecnologia da informação e Comunicação na Educação Financeira Escolar;
A Didática do Ensino Superior Aplicada;
Educação Financeira e Matemática Financeira I e II;
Empreendedorismo;
Educação Financeira e Sociedade de Consumo;
Mudanças de Hábitos Financeiros para um Consumo.
Educação Física Escolar com ênfase em Deficiência Intelectual
Objetivo
Promover a saúde e a qualidade de vida através de atividades práticas. Prevenir patologias e reabilitação física e cardiopulmonar, oferecer eventos e atividades inclusivas.
Público – Alvo
Professores, educadores físicos, técnicos esportivos, artistas, empresários.
Área de Atuação
Atuam em escolas, academias, centros de recreação. Atuam também nas áreas médicas, pedagógicas, psicológicas e social, na saúde e reabilitação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos da educação física na educação especial
Educação física inclusiva no ambiente escolar
Introdução ao ensino da Educação Física
A evolução e importância da Educação Física
Fundamentos da Educação Física
A Educação Física na B.N.C.C
Diversidade e Educação Física
Educação Física para pessoas com deficiência
Inclusão e Ética referente a Educação Física
Inclusão e Educação Física
Abordagens pedagógicas da Educação Física
Formação de professores
Libras – Optativa
Educação Física Escolar e
Psicomotricidade
Objetivo
Relacionar a Educação Física e a psicomotricidade com suas abordagens pedagógicas ;
Refletir sobre os objetivos e as competências da disciplina de Educação física;
Identificar a Psicomotricidade no estudo do movimento.
Público – Alvo
Preparador físico, treinadores esportivos, professores e personal training.
Área de Atuação
Academias, escolas, associações esportivas, clínicas psicopedagogias.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
História e Evolução da Educação física e psicomotricidade;
Saberes e práticas da Educação física;
Metodologia e didática de Educação Física;
Psicomoicidade e sua evolução;
Desenvolvimento e psicomotricidade;
Motricidade e pensamento.
Educação Infantil
Objetivo
O curso de Pós-Graduação em Educação Infantil tem o objetivo de formar profissionais com habilidades para desenvolver o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de ações que foquem no desenvolvimento educativo de crianças.
O profissional pós-graduado em Educação Infantil terá desafios constantes e renovados em seu dia-a-dia, seja se já trabalha ou pretende trabalhar com educação infantil ou que esteja interessado em compreender os fundamentos da organização pedagógica dessa área, assim como os aspectos teóricos e metodológicos que embasam sua prática.
Público – Alvo
Profissionais com formação superior em cursos de Pedagogia e cursos de Formação de Professores da Educação Básica em nível superior. E demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos.
Área de Atuação
O mercado de trabalho para os especialistas na Educação Infantil é um dos mais requisitados na área da Educação. O profissional terá oportunidades em diversos segmentos da Educação formal e informal. A formação ampla deste especialista permite que ele participe de todo o processo educacional, desde os projetos pedagógicos até a gestão educacional.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Metodologia e Didática do Ensino Superior
Desenvolvimento Biológico e Saúde da Criança Concepções de alfabetização e letramento
Fundamentos históricos, políticos e legais da ed. Infantil
Gestão, currículo, planejamento e avaliação na ed. Infantil
Fundamentos teóricos – metodológicos do ensino de ciências e matemática na educação infantil
A arte de contar histórias e literatura infantil O lúdico e a arte na educação infantil
Psicomotricidade e aprendizagem
Recursos tecnológicos aplicados a educação
Educação Matemática
Objetivo
O curso de Pós-Graduação em Ensino da Matemática tem como objetivo capacitar e ampliar a formação dos docentes que atuam no ensino da matemática na educação básica e superior, ampliando os conhecimentos a respeito das práticas e do ensino dessa ciência. Contribuir para o início de um vivencia acadêmica de investigação e proporcionar um posicionamento crítico em relação ao ensino da matemática. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.
Público – Alvo
O curso é dirigido a professores no exercício da docência em matemática, alunos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Estatística, Matemática, Pedagogia, Contabilidade, Administração, economia, e Engenharias e demais interessados em aprofundar este tema.
Área de Atuação
O mercado de trabalho para os especialistas na Ensino da Matemática bastante versátil enquanto profissional, e pode trabalhar em diversas áreas, como a de pesquisa, de tecnologia, financeira, econômica e de física.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Formação Docente para a Diversidade e os novos Cenários do Ensino da
Matemática
Guia da BNCC para Matemática na Educação Básica
Habilidades e Competências do Professor da Matemática
Teorias da aprendizagem em Matemática
Avaliação do ensino da matemática concepções práticas e reflexões
Práticas educativas do pensamento matemático I e II
Educação Musical
Objetivo
Descrever os diferentes parâmetros sonoros Analisar a conotação
musical dos elementos fundamentais da música.
Público – Alvo
Professores, Coordenadores, profissionais de educação, educadores musicais, entre outros interessados.
Área de Atuação
Escolas, conservatórios, grupos de contos e dança, igreja entre outros.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
O estudo do Ritmo;
Ensino da Música;
Cantigas e danças;
Prática pedagógica do ritmo e dança;
O estudo do som e suas qualidades ;
Linguagens artística e o ensino da dança.
Educação para a Diversidade e Cidadania
Objetivo
O curso de Pós-Graduação em Educação para Diversidade e Cidadania tem o objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Fundamental (séries iniciais) para a elaboração de situações didáticas significativas e eficazes para o processo de aquisição da competência Leitora e Escritora, com ênfase no Letramento, para crianças, jovens ou adultos.
Público – Alvo
Profissionais da educação, professores licenciados em Pedagogia ou Normal Superior, diretores de escolas, e outras áreas afins, preocupados em proporcionar conteúdos educacionais relacionados aos direitos do cidadão, em respeito à diversidade de qualquer vertente.
Área de Atuação
Este curso aborda fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização, compreendendo o letramento como parte fundamental, discutindo aspectos da prática docente, na pretensão de instrumentalizar o professor a planejar, desenvolver e avaliar situações didáticas competentes para a construção do conhecimento linguístico junto aos seus alunos em fase de alfabetização.
Dada a importância substancial de formação de cidadãos da cultura letrada em nosso país, este curso torna-se de suma importância para a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental (séries iniciais).
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Psicologia da aprendizagem
Recursos tecnológicos aplicados à educação e
Metodologia e didática do ensino superior
Tópicos de educação especial e Tópicos de educação ambiental
Fundamentos da educação no contexto de diversidade
Educação para reconhecimento do gênero e da diversidade sexual
Educação das relações étnico-raciais
Conflitos no cotidiano escolar: Um estudo sobre a violência, prevenção e
atuação
Educação para Jovens e
Adultos
Objetivo
Reconhecer a Importância da EJA na busca da inclusão social de Jovens e Adulto;
Refletir sobre o Histórico da Educação de Jovens adultos;
Compreender as políticas Contemporâneas relativas á educação de Jovens e Adultos;
Apontar os novos paradigmas educacionais pela Educação de jovens e adultos;
Identificar a relevância didática na escolha, planejamento, avaliação dos objetivos e conteúdos do currículo adequado á EJA.
Público – Alvo
Pedagogos, professores e portadores de diplomas em Ciências da Educação que desejam atuar na área da docência, e demais graduados em outras áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto de estudo
Área de Atuação
Educação
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
Andragogia e a Educação nos cursos da Eja
Os desafios e perspectivas da Eja
Educação dealogica e problematizadora segundo Paulo Freire
A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho
Experiência de vida na Aprendizagem de Jovens e adultos
Educação Psicomotora
Objetivo
Reconhecer os novos espaços educacionais como propulsores das novas abordagens para o desenvolvimento da educação motora dos alunos.
Público – Alvo
Educadores das redes públicas e privadas, profissionais da educação, interessados pelo tema.
Área de Atuação
Escolas públicas, privadas e centro educativos, entre outras.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Movimento criativo e a Educação Psicomotora;
Psicomotricidade: conceito e Histórico;
Evolução da Psicomotricidade;
Prof. de Educação Física no contexto multidisciplinar;
Educação e Reeducação psicomotora;
Corpo e movimento
Ensino de Ciências e Matemática nas Séries Iniciais do EF
Objetivo
Desenvolver as diversas formas de interpretar a Linguagem matemática;
Compreender a importância de que os alunos devem resolver problemas com sua próprias formas de Expressão;
Intervir junto aos Alunos que não conseguem expressar suas próprias resolução;
Caracterizar as atuais tendências do ensino de Ciências;
Estimular a curiosidade de professores, alunos e pesquisadores;
Desenvolver o processo de pensar matematicamente;
subsidiar os professores para ampliar as reflexões sobre resoluções de problemas;
Conhecer o estudo do caminhar de Ciências, que ainda precisa optar por metodologia construtivista do nosso tempo.
Público – Alvo
Professores de Matemática da Educação Básica; Orientadores Educacionais, interessados em Educação Financeira no geral.
Área de Atuação
Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos Históricos da matemática;
Didática da Matemática;
Educação Matemática;
Tecnologias e o ensino da Matemática;
Ciências e suas estrategias pedagógicas;
Tecnologia e Ciências na modernidade.
Ensino de Xadrez
Objetivo
O curso de Pós-Graduação em Ensino de Xadrez tem como objetivo capacitar pessoas a desenvolverem Projetos Pedagógicos e Técnicos utilizando a prática do jogo de Xadrez como ferramenta.
Fomentar a prática do Xadrez em diferentes áreas corporativas bem como em distintos segmentos da sociedade.
Público – Alvo
Profissionais portadores de diplomas de graduação na modalidade licenciatura em quaisquer áreas e demais interessados.
Área de Atuação
O mercado de trabalho para os especialistas na Ensino de Xadrez é bastante versátil enquanto profissional, e pode trabalhar em diversas áreas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
História do xadrez e princípios e métodos de ensino de xadrez I
Psicologia e avaliação da aprendizagem
Metodologia e didática do ensino superior
Ensino do xadrez I
Ensino de xadrez II
Ensino se xadrez III
Princípios e métodos de ensino de xadrez II e III
Estética e História da Arte
Objetivo
O profissional que se forma nesse curso pode compor equipes e desenvolver trabalhos de natureza multidisciplinar, orientar e ministrar atividades de formação e capacitação relacionadas à temática – além de desenvolver estratégias e projetos de arte educação em organizações públicas, privadas com ou sem fins lucrativos e no terceiro setor. Atuar como artista-pesquisador no circuito da produção artística profissional e na formação qualificada de outros artistas.
Público – Alvo
O curso foi concebido para atender profissionais de diferentes áreas que tem como objetivo incentivar a reflexão, a imaginação e levar o professor profissional a vivenciar o papel de contador de histórias, como agente mediador da aprendizagem, contribuir com didática, para a formação dos contadores de histórias e ressaltar a importância para a formação de leitores e produtores de textos, bem como abrir caminhos para facilitar a socialização dos ouvintes.
Área de Atuação
O mercado de trabalho para quem cursa Estética e História da Arte é bastante versátil como Curadoria, Crítico de arte, Ensino superior, Pesquisa científica, Gestão, Produção cultural, entre outras áreas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Estética e teoria da arte
Semiótica da arte
Didática do ensino superior
As artes e sua evolução
Arte, Cultura e Linguagem
História e evolução do teatro
Felicidade – Processo de Aprendizagem e Motivação na Educação
Objetivo
Conscientizar as pessoas, com foco especial nos alunos, colaboradores e pares a necessidade de desenvolver as qualidades do positivismo que são necessárias para influenciar de forma eficaz.
Aflorando nas pessoas suas emoções positivas, interesses, sentidos, propósitos, elevando a autoestima, o otimismo, a resiliência, a vitalidade, autodeterminação e relacionamentos positivos dentro e fora da organização educacional.
Público – Alvo
Profissionais licenciados ou bacharéis das diversas áreas do conhecimento que desejam atuar como docente em cursos de nível técnico, médio ou médio/técnico, além do Ensino Superior, seja da rede pública ou privada, e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Área de Atuação
Área da Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Neurofisiologia da Aprendizagem
Self de si mesmo
Self e Psicologia
Roda da Vida
Auto feedback e Feedback Projetivo
Como cultivar uma mente imaginativa para aprender/visão/propósito e legado
Filosofia e Direitos Humanos
Objetivo
Subsidiar a construção de uma leitura histórica, sistemática e interdisciplinar das Ciências Humanas e Sociais como conteúdos de ação pedagógica e política, através do estudo da história, das concepções, dos fundamentos e das metodologias a ela ligadas na perspectiva da gestão e educação, compreender e refletir sobre a história, as concepções e as metodologias da educação em ciências humanas e sociais e sua relação com a educação formal e não formal, oportunizar a troca de vivências, reflexões e experiências e a sistematização de práticas de ação educativa em ciências humanas e sociais, levantar os fundamentos sociológicos e filosóficos das Ciências Humanas e Sociais.
Público – Alvo
Profissionais com nível de escolaridade superior, interessados em especializar-se no curso de Especialização em Filosofia e Direitos Humanos.
Área de Atuação
Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Introdução ao estudo das políticas públicas em educação;
Filosofia Contemporânea;
História da Filosofia;
Direitos Fundamentais do Ser Humano;
Direito da Criança, do Adolescente e do Adulto;
O processo histórico da constituição dos direitos humanos.
Formação e Profissão Docente
Objetivo
O curso de Pós-graduação em Educação e Profissão Docente busca qualificar os profissionais do ensino, apresentando fundamentações e estratégias que auxiliem na reflexão voltada à prática pedagógica com ênfase na docência do ensino profissional e tecnológico. O curso tem como objetivo capacitar profissionais licenciados e bacharéis das diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento de habilidades e competências para atuação na docência do ensino profissional e tecnológico.
Público – Alvo
Profissionais licenciados ou bacharéis das diversas áreas do conhecimento que desejam atuar como docente em cursos de nível técnico, médio ou médio/técnico, além do Ensino Superior, seja da rede pública ou privada, e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Área de Atuação
Área da Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Legislação Educacional
Profissão Docente
Formação docente para a diversidade
Ética e Responsabilidade social
Ética e formação do educador
Múltiplas competências para profissionais da Educação
Avaliação da Educação e da Aprendizagem
Gamificação e as Tecnologias Atuais na Educação
Objetivo
Capacitar os profissionais para que estes: compreendam a dinâmica do processo ensino-aprendizagem a partir de recursos lúdicos e tecnológicos; desenvolvam habilidades e estratégias para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; atendam às exigências do mercado de trabalho. A pós-graduação conta com disciplinas que levarão o aluno a refletir e compreender sobre os recursos tecnológicos e lúdicos aplicados à aprendizagem, preparando-o, assim, para o mercado de trabalho atual.
Público – Alvo
Graduados em licenciaturas, Psicopedagogia e demais interessados pelo tema.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Introdução à Inteligência Artificial
Perspectivas Pedagógicas e sua Relação com as TIC’s e a Robótica
Gamificação – Conceito e Aplicação
Tecnologia na Sala de Aula
A História dos Jogos Digitais e a Gamificação
O Professor e a Aprendizagem Virtual / Novas Ferramentas para a Aprendizagem
Gênero e Diversidade na Escola
Objetivo
O curso de Pós-Graduação em Gênero e Diversidade na Escola tem como objetivo principal a qualificação de profissionais que atuam no âmbito educacional para questões relativas ao gênero e diversidade sexual, com foco em sua interface no ambiente escolar. Busca-se construir, junto a profissionais da rede pública de Educação Básica – em especial gestores/as, conhecimentos sobre raça, etnia, gênero e sexualidade, em sua relação com o currículo, a prática pedagógica e a gestão educacional, instrumentalizando estes profissionais e suas escolas para o enfrentamento da violência sexista, racista e homofóbica e para a promoção do respeito e valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual e de identidade de gênero. O curso pretende prover formação teórica e prática sobre aspectos relativos ao gênero e diversidade sexual por meio da formação continuada para um conjunto de profissionais da educação que atuam nos sistemas públicos e nas escolas.
Público – Alvo
O curso foi estruturado com a finalidade de atender as necessidades de Professores, Diretores de escolas, Gestores educacionais, Coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação em exercício nos sistemas públicos estaduais ou municipais de educação.
Área de Atuação
Área da Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Aspectos cognitivos da aprendizagem e Didática do ensino superior
Diversidade, relações de gênero e orientação sexual
Diversidade Étinico-racial
Inclusão e as relações de gênero e sexualidade
Diálogos e mediação de conflitos no ambiente escolar
Diversidade cultural e as relações sociais
Gestão Ambiental
Objetivo
Compreender como o Homem se relaciona com o meio ambiente utilizando como embasamento os princípios da Política Nacional de Educação ambiental.Identificar os objetivos gerais que regem um sistema de gestão ambiental Compreender os conceitos de gestão ambiental, sua política e desenvolvimento, os níveis de sua área de atuação, bem como a atuação dos gestores. Na elaboração de projetos e encaminhamentos para solução.
Público – Alvo
Empresários, Professores, Técnicos florestais, Consultores
Área de Atuação
Áreas Florestais degradadas, em trabalho de reciclagem em projetos de urbanismo, paisagismo, recuperação de áreas rurais ou urbanas que so- freram com grandes impactos ambientais.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Introdução à Gestão ambiental
Plano de Gestão ambiental
Responsabilidade social na Gestão de Recursos Ambientais
Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
Fundamentação Legal – constituição de 1988
Planos de Gestão Ambiental
Níveis de Atuação do Gestor Ambiental
Projetos para atuação do Gestor
A importância da Educação Ambiental
O meio ambiente e a relação com o homem
Impactos para o ambiente e qualidade de vida
Ações positivas da política Nacional de Educação Ambiental
Gestão de Sala de Aula
Objetivo
Refletir sobre os problemas de gestão de sala de aula, sobre o processo ensino aprendizagem e sobre as relações interpessoais na escola, com a equipe escolar e ainda com pais, alunos e comunidade.
Ampliar a visão cristalizada de disciplina x indisciplina; estabelecendo parâmetros com a dinâmica social, econômica da sociedade atual.
Identificar “boas” práticas de gestão de sala de aula, sob a ótica do planejamento das aulas, e das atuais teorias de aprendizagem.
Apoiar-se legalmente na tomada de decisão através do ECA, Lei 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente.
Público – Alvo
O curso foi estruturado com a finalidade de atender os profissionais da educação (Professores e Especialistas de Educação Básica).
Área de Atuação
Área da Educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Educação inclusiva e a gestão de sala de aula
Tecnologia da informação e
comunicação e gestão de sala de aula
Articulação aspectos políticos, culturais e históricos da gestão de sala de
aula
Liderança e as práticas democráticas na gestão de sala de aula
Avaliação da aprendizagem e o processo formativo na gestão de sala de
aula e Metodologia e didática do ensino superior
Projeto político pedagógico, currículo e gestão de sala de aula
Gestão da sala de aula: organização do tempo, espaço e as relações
Fundamentos psicológicos, antropológicos e sociológicos da gestão de sala
de aula
Gestão Social e Psicologia do
Aconselhamento Familiar
Objetivo
Compreender a psicologia educacional, como a área que articula os processos de aprendizagem e como os sujeitos se relacionam com ela.
Público – Alvo
Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, professores famílias e demais interessado no cuidar e no educar da crianças, adolescentes de
hoje.
Área de Atuação
Escolas, Centro de conveniências, orfanatos e demais instituições que cuidam e educam crianças.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Aconselhamento e Psicoterapia;
Elementos essenciais da psicologia da Educação;
Direitos Humanos;
O direito alternativo á Educação;
Aconselhamento Psicodiagnóstico;
O cuidar e o educar familiar.
História e Cultura Afro-Brasileira
Objetivo
Domínio das teorias e práticas que têm embasado o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na atualidade.
Público – Alvo
O curso destina-se a educadores, professores, pedagogos e demais profissionais, que sejam portadores de diploma de Ensino Superior e que atuam
ou desejam atuar no contexto da história e cultura afro-brasileira e indígena, e a todos graduados que desejarem aprofundar seus conhecimentos
no tema.
Área de Atuação
Curso de História e Cultura Afro-brasileira , que tenha cursado uma licen- ciatura, poderá se dedicar às questões que envolvem atividades na área
de ensino da temática em instituições de ensino públicas ou privadas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
História e Cultura Afro-Brasileira;
O negro na história do Brasil;
Estudo da cultura afro-brasileira: religiões afro-brasileiras;
Sociologia da Educação;
Relações étnico-raciais, ensino de História e Culturas Afro-brasileira, Africana e Indígena;
Temas transversais e projetos didáticos no ensino de história.
Informática na Educação
Objetivo
Analisar os desafios e a contribuição da informática para a educação e para a sociedade atual como um todo.
Público – Alvo
Professores, gestores educacionais, estudantes sobre o assunto entre outros.
Área de Atuação
Escolas, Seminários, Participantes de faculdades, profissionais do ramo e TICS.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
A informática na sociedade atual;
O ciberespaço e atividades educativas ;
As tecnologias utilizadas na EAD ;
As perspectivas pedagógicas da TICS;
Educação e Informação novos em campos ;
Direitos Fundamentais na era da informação.
Literatura Brasileira
Objetivo
Reconhecer a importância da evolução da literatura brasileira;
Construir estratégias que promovam a prática da literatura no espaço solar;
Acreditar na Importância da leitura no cotidiano;
Relacionar a contrução do conhecimento ao prazer de ler;
Reconhecer estratégias para o incentivo á leitura na sala de aula.
Público – Alvo
Professores da Educação Básica, do ensino Superior, Supervisores de Ensino, escritores e leitores.
Área de Atuação
Docência, Palestras educacionais, assistência aos profissionais interessados no tema.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
A literatura brasileira;
Literatura erudita e contos populares;
Literatura Infantil e a formação de leitores;
Escolas literárias e outras perspectivas;
A literatura clássica e suas funções sociais;
Literatura e outros espaços.
Literatura em Língua Inglesa
Objetivo
Estudar o pensamento literário, as expressões, os gêneros distintos, a narrativa, leitor e personagem dentro de um espaço e tempo determinados.
Público – Alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, demais interessados pelo tema.
Área de Atuação
Escolas, palestras, cursos livres sobre a literatura inglesa, autor de livros antigos e de orientações didáticas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Produção Textual;
Conclusão Textual;
A literatura Britânica, medieval e seus contextos;
Spencer e Shakespeare; os grandes sionistas: apogeu da dramaturgia inglesa;
Geoffrey Chaucer;
Estratégia de Literatura;
Período Elisabetano o renascimento Inglês: contexto e aspectos históricos;
O teatro e a estrutura ao longo da história;
Movimento de reformulação;
O teatro e a literatura ao longo da história;
Análise de textos Contemporâneos;
A narrativa do período moderno.
Ludopedagogia
Objetivo
Possibilitar reflexões teóricas e práticas sobre a utilização da Ludopedagogia como estratégia de ensino que assegure a aprendizagem, na perspectiva do brincar como atividade predominante na infância, responsável pelo desenvolvimento da cognição, da atenção, da vontade, proporcionando um espaço interativo em que educadores e educandos se afirmem como sujeitos, compartilhando brinquedos, brincadeiras e diferentes situações em que a dimensão lúdica esteja presente.
Público – Alvo
Destinado a profissionais graduados da área da Educação, Pedagogia, Psicopedagogia, Pedagogia Hospitalar, Educação Física e áreas afins, bem como a interessados nesta área.
Área de Atuação
As áreas de atuação desse profissional podem se dar em diferentes linhas, como por exemplo: educativa, recreacionista, lazer e terapêutica. Em escolas, hospitais, ONGS, hotéis, cruzeiros, restaurantes dentre outros.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Ludicidade e o imaginário infantil na ludopedagogia
Ludicidade na educação infantil
Metodologia e didática do ensino superior
Fundamentos da ludopedagogia e Aprendizagem e a ludopedagogia
Psicomotricidade e ludopedagogia
Teorias psicológicas da aprendizagem
Ludoterapia
Objetivo
A técnica de brincar com forma de comunicação na análise infantil. Conceitos e fundamentos relacionados aos Jogos e brincadeiras – sobre teorias e técnicas, onde a criança expressa, seus medos, conflitos e dificuldades de maneira simbólica, através do ato de brincar.
Público – Alvo
Este curso destina-se a professores universitários, graduados nos cursos de bacharelado e licenciaturas das áreas de educação e da saúde: pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores de diferentes campos do conhecimento.
Área de Atuação
Áreas da saúde e educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
O Brincar e sua Importância / Ludoterapia Infantil e Comportamental
Psicologia e desenvolvimento da aprendizagem infantil / Metodologia do Ensino Superior
Ludoterapia aplicada às crianças com necessidades especiais
História e evolução da ludoterapia
Ludoterapia individual e em grupos
Intervenção – Psicodiagnóstico, atendimento familiar, entrevista e devolutiva
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Objetivo
Qualificar profissionais de nível superior para atuarem tanto no campo da gestão como da educação ambiental. Fornecer subsídios científicos para o entendimento sistêmico e interdisciplinar do meio ambiente. Relacionar as atividades produtivas e os ecossistemas. Compreender os sistemas de gestão ambiental e os instrumentos legais de proteção do Meio Ambiente. Aprofundar conceitos sobre questões socioambientais e de saúde pública. Refletir: Sobre os O.D.S(Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
Público – Alvo
Professores, advogados, administradores, profissionais da engenharia e de áreas afins, que desejam atuar em Gestão Ambiental e/ou programas ligados à Educação Ambiental.
Área de Atuação
A especialização na área ambiental proporciona diversas oportunidades de emprego e é uma das principais tendências para os próximos anos. Procurar formas sustentáveis de construções e promover o desenvolvimento nas cidades de forma respeitável com a natureza é uma das maiores demandas atuais no mundo, por isso, esse profissional é muito requisitado no mercado.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Controle e prevenção da poluição
Desenvolvimento e sustentabilidade
Didática do ensino superior
Meio ambiente e sustentabilidade/Poluição Ambiental
Práticas educativas em educação ambiental
Legislação ambiental
Tópicos de gestão ambiental
Metodologia do Ensino de
Geografia
Objetivo
Propiciar a reflexão teórica acerca da metodologia de ensino dentro das principais correntes pedagógicas, na área da Geografia. Os professores formados no curso poderão atuar nessa área de ensino em instituições de ensino públicas ou privadas. O estímulo à pesquisa também é uma prática em nossos cursos possibilitando o acompanhamento permanente e a realização de estudos que atendam às necessidades sociais da população.
Público – Alvo
Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de Geografia.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Metodologias de Ensino de Geografia para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio;
Identidade sociocultural e socioemocional no ensino de geografia;
O papel do docente no ensino de geografia;
Aspectos do ensino de geografia;
Tecnologias e o Ensino de Geografia;
Ensino de geografia na perspectiva cultural.
Metodologia do Ensino de História
Objetivo
A proposta do curso objetiva discutir os processos e as práticas metodológicas a serem implementadas no ensino de história, bem como a formação do docente inserido nesta área do ensino.
Público – Alvo
Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de história.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de História
O Ensino de História e suas Linguagens
Tendências pedagógicas da História
Tecnologias e Novos Suportes de Informação: Possibilidades para o Processo da Aprendizagem Histórica
História e ensino de história
O ensino de história em discussão: os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história
As categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar
A História ensinada: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Relações étnico-raciais, ensino de História e Culturas Afro-brasileira, Africana e Indígena
Fundamentos da Historiografia
A construção de uma nova identidade docente e a formação de professores
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental no Contexto da BNCC
Libras – Optativa
Metodologia do Ensino de Matemática e Física
Objetivo
Proporciona ao profissional a capacitação e habilitação para o ensino da Matemática e da Física, atualizando-o sobre o processo pedagógico, os métodos de ensino e a avaliação de aprendizagem em
ambas as disciplinas.
Público – Alvo
Graduados na área da Educação e demais profissionais que desejam adquirir conhecimento sobre o Ensino da Matemática e da Física.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos de Organização e o Cotidiano Escolar;
Profissão Docente;
Ensino da Física;
Ensino da Matemática;
Desafios e Tendências do Ensino de Matemática e Física;
Educação e Novas Tecnologias para o Ensino.
Metodologias Ativas para a Aprendizagem
Objetivo
Despertar nos profissionais de educação um olhar para competências do século XXI, promover situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios.
Público – Alvo
O curso “Metodologias ativas para aprendizagem” tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Conceitos e Estratégias do Processo Ensino Aprendizagem
A Ação em Aula Expositiva e o Trabalho em Grupo
Práticas e Estratégias de Metodologias Ativas I
Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa
Práticas e Estratégias de Metodologias Ativas II
Metodologias Ativas – Estratégias e Potencial
O Papel do Professor e a Incorporação dos Recursos Tecnológicos Digitais
Neurociências e Aprendizagem
Objetivo
Compreender a paralisia cerebral e sua classificação. Oferecer aos familiares formas de agir adequadas de acordo com as possibilidades reais das crianças com paralisia e outras formas de lesões cerebrais.
Compreender a capacidade do cérebro e do sistema nervoso tem na Neuroplasticidade e melhoria das respostas dados pelo cérebro durante sua regeneração, ou não através de respostas negativas ao processo.
Público – Alvo
Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, filósofos, professores de diferentes campos do conhecimento e outros profissionais da educação (diretores, coordenadores, orientadores educacionais).
Área de Atuação
Ambientes escolares, como apoio aos alunos e professores, consultórios, clinicas, área hospitalar, postos de saúde. Enfim as formas de atuação dos profissionais dividem-se em três grandes ramos institucional, clinica hospitalar.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Teorias de Aprendizagem
Aprendizagem e Psico
Lesões cerebrais e Neuroplasticidade
Aprendizagem e desenvolvimento
Funções Psicológicas básicas e memória
Aprendizagem, memória, linguagem e fala
Neurociência e Intervenções positivas I
Neurociência e Intervenções positivas II
Ciência e conhecimento científico
Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
Formação de Professores
Teorias atuais
Neuropsicopedagogia
Objetivo
O curso visa formar profissionais competentes para atuar com abordagens inovadoras, compreendendo o papel das funções cerebrais e dos processos cognitivos na construção da aprendizagem, no comportamento cotidiano, na tomada de decisões, no desempenho em tarefas específicas e estratégias, atuando na identificação, prevenção, diagnóstico, intervenção e tratamento de possíveis problemas de aprendizagem.
Público – Alvo
Profissionais licenciados em Pedagogia e em licenciaturas específicas; Graduados em Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Enfermagem, Serviço Social, Terapeutas Ocupacionais, Gestão de Pessoas e áreas afins.
Área de Atuação
Consultórios, clínicas, unidades de saúde, centros de referência de atendimento social, escolas, instituições de ensino superior, ONGs OSCIPs, associações, entre outros.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Educação inclusiva e neuropsicopedagogia
Estudos contemporâneos de neurociência: a emergência de uma nova ciência
Metodologia e didática do ensino superior
Psicopedagogia e neuropsicopedagogia: aspectos históricos e legais
Aspectos neurocognitivo e a aprendizagem/desenvolvimento humano e neurociência
Políticas Públicas
Objetivo
O curso tem como objetivo analisar as disputas conceituais quanto às políticas pública, o conjunto de problemas e questões delas derivados, assim como o papel do Estado e da Sociedade, constituída, essa, por grupos com poderes assimétricos e agendas distintas. A lógica do conflito, das mais variadas naturezas, e particularmente do “conflito distributivo”, iluminam a discussão, mas que se articula às dimensões teórico/conceitual e empírica/aplicada a determinadas políticas específicas, tais como: segurança pública, saúde/educação/seguridade social, transporte, habitação, direitos humanos/diversidade e outras.
Público – Alvo
O curso tem por público alvo profissionais com nível superior das áreas de Engenharia, Economia, Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, Ciências Sociais, Assistência Social, Comunicação Social, Administração, Gestão Pública e outros que atuam ou pretendam atuar como consultores, gestores, assessores, técnicos, pesquisadores.
Área de Atuação
Os especialistas poderão atuar na área de gestão social governamental, privada, terceiro setor e sociedade civil organizada. Poderão, também, elaborar e implementar projetos sociais, assumindo cargos de coordenação dos mesmos, assim como funções técnicas e de consultoria.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Introdução do Direito Educacional
Políticas públicas e de educação no Brasil/Políticas de educação inclusiva
Metodologia e Didática do Ensino Superior e Recursos Tecnológicos Aplica- dos à Educação
Contexto histórico da educação
Legislação Educacional
Planejamento estratégico educacional
Práticas em Alfabetização e Letramento
Objetivo
Os desafios da contemporaneidade são oportunidades para quem sabe aliar conhecimento às habilidades que são desenvolvidas ao longo da vida.
Esta pós-graduação vai possibilitar reflexão e maior entendimento sobre a práxis na alfabetização e letramento de diversos públicos, visando o desenvolvimento de um conjunto de saberes que vão alicerçar a ação docente e permitir práticas pedagógicas criativas, inovadoras e significativas no processo de alfabetização e letramentos de diferentes públicos.
Público – Alvo
Este curso é voltado aos profissionais egressos de cursos da área de Educação e Cultura (licenciaturas), bem como profissionais ligados aos processos de ensino e aprendizagem: pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Área de Atuação
Área da educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Alfabetização em matemática
Fundamentos da alfabetização e letramento
Leitura e produção textual/gêneros textuais e alfabetização
Didática do ensino superior/avaliação no processo de alfabetização
Aspectos legais da educação infantil
Aspectos cognitivos e aprendizagem
Práticas Educativas
Objetivo
O curso tem como objetivo buscar a promoção da reflexão das práticas educativas contemporâneas, de modo a consolidar as competências dos profissionais da Educação Básica.
Público – Alvo
Profissionais com formação superior na área educacional, que atuam ou pretendem atuar na educação fundamental e infantil.
Área de Atuação
Atuar em instituições escolares, nos níveis de ensino, onde os componentes curriculares estejam correlatos a sua área de formação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Metodologia e didática do ensino superior
Ludicidade e psicomotricidade / Literatura infantil
Jogos, brinquedos e brincadeiras
Cultura musical
Ensino de Artes
Múltiplas competências para os professores em educação
Práticas Pedagógicas Inclusivas
Objetivo
Oferecer aos educadores oportunidades de refletir sobre práticas inclusivas na escola e contribuir para elaboração de estratégias acolhedoras próprias para a educação inclusiva. Compreender a escola humanizadora como estratégia para educação inclusiva.
Compreender conceitualmente os princípios dos transtornos, síndromes, patologias e doenças. Entender a psicanálise como coadjuvante da prática educativa que leva ao diagnóstico e futuras intervenções.
A partir do conhecimento dos conceitos teóricos sobre os temas, proporcionar, vivências de práticas educativas condizentes com as possibilidades de aprendizagem do aluno. E instrumentalizar os educadores com recursos, técnicas e materiais necessários a serem utilizados no cotidiano escolar.
Público – Alvo
Graduados em Pedagogia e profissionais licenciados na educação ou áreas afins que tenham interesse em atuar na educação básica com o foco na educação especial principalmente no que tange os transtornos globais do desenvolvimento.
Área de Atuação
Área da educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Princípios éticos e o atendimento da avaliação diagnostica / Pedagógica – sondagens / Metodologia do estudo de caso, para além do diagnóstico/Didática do ensino superior
A escola humanizada, lugar social da aprendizagem de todas as crianças/ Ajuste nas estratégias de ação pedagógica (materiais, jogos, técnicas assistivas)
Fundamentos legais da política nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para o público alvo da Educação Especial DI, DF, DA, DV, DM, TEA-ALTAS HABILIDADES
Princípios da psicanálise e conceitos esclarecedores sobre deficiência, síndromes, transtornos e doenças mentais
Práticas inclusivas e estratégias de ação para transtorno: Bipolar, TDAH, Dislexia, TOD, Doenças e Esquizofrenia Infantil
Acessibilidade, desenho universal, eliminação de barreiras arquitetônicas./br>
Visita Monitorada – Ás instituições de atendimento educacional especializado (relatório)
Psicomotricidade
Objetivo
O curso de pós-graduação em psicomotricidade tem como objetivo compreender o que vive seu aluno na escola, o seu paciente no consultório ou seu cliente em um grupo de adultos, deve desenvolver sua disponibilidade corporal e seu potencial humano para ter controle sobre seus próprios registros corporais, suas emoções, seus sentimentos e suas projeções e intervir na relação de ajuda que possibilite uma ação educacional ou terapêutica construtiva para o equilíbrio da personalidade.
Público – Alvo
Professores ou demais educadores, psicopedagogos, psicólogos, orientadores educacionais, terapeutas ocupacionais, arte-terapeutas, fisioterapeutas, entre outras profissões da área.
Área de Atuação
Área da educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Corpo, movimento e lazer
Metodologia e didática do ensino superior
Psicomotricidade e aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e distúrbios da aprendizagem
Educação psicomotora e técnicas avaliação psicomotora
Distúrbios psicomotores
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Objetivo
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, visa oferecer amplos conhecimentos no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto institucional, formando, assim, um profissional com visão crítica dos temas e questões da aprendizagem e dotado de posturas, atitudes e ações psicopedagógicas éticas que possam amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem.
Público – Alvo
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, destina-se a graduados de uma maneira geral, em especial pedagogos, psicólogos, professores, fonoaudiólogos, psicanalistas entre outros.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 8 meses
Carga horária: 600 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Psicomotricidade e aprendizagem e distúrbios da aprendizagem
Introdução a psicanálise
Psicodiagnóstico (escola família e comunidade) / família e aprendizagem
Psicologia da aprendizagem/recursos tecnológicos aplicados à educação e metodologia e didática do ensino superior
Fundamentos da psicopedagogia
Estágio supervisionado em atendimento clínico /intervenção psicopedagógica: jogos simbólicos e estágio supervisionado em atendimento institucional/ supervisão pedagógica
Psicopedagogia com ênfase
em Educação Especial
Objetivo
Identificar os principais passos para se chegar ao diagnóstico das necessidades de aprendizagem;
Elaborar uma proposta de intervenção psicopedagogia.
Público – Alvo
Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores Escolares. Pais e interessados no tema atual.
Área de Atuação
Escolas particulares e públicas, consultórios de atendimento e encaminhamento para intervenções pedagógicas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos da Psicopedagogia;
Psicologia e Desenvolvimento;
A psicologia e aprendizagem;
História da Educação inclusiva;
A escola Inclusiva;
Currículo em Movimento.
Segurança do Trabalho
Objetivo
Capacitação em executar Inspeções de segurança que irão colaborar para evitar possíveis acidentes e doenças ocupacionais em colaboradores de uma empresa.Aprender a importância da CIPA, suas responsabilidades e rotinas, saber criar mapa de riscos e identificar riscos ocupacionais será determinante para se destacar no mercado de trabalho.
Público – Alvo
Se você tem aptidão para essa área e deseja aprimorar seu conhecimento, faça nossa Pós Graduação em Segurança do Trabalho e esteja pronto para as oportunidades que o mercado oferece.
Área de Atuação
Toda empresa necessita ter fiscalização, planejamento e uma solução eficiente para prevenir acidentes no trabalho.
Duração: 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Fundamentos de Segurança no Trabalho;
Fiscalização da segurança do trabalho;
Acidente de trabalho: Papel da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina;
Responsabilidade do empregado e empregador;
Serviço de Engenharia de segurança e Normas Regulamentadoras – NR´s;
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Riscos Ocupacionais.
Tecnologia Digital e Inovação em Educação
Objetivo
Vivenciar o processo de formação como profissional da educação, em relação aos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação regular, na educação corporativa e nas instituições educacionais.
Construir recursos didáticos-pedagógico utilizando as tecnologias digitais.
Público – Alvo
Portadores interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes e gestores, interessados em apreender o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional, na escola regular, na educação corporativa e instituições educativas.
Área de Atuação
Área da educação.
Duração: 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Educação a Distância: bases conceituais e evolução histórica;
Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente;
Tecnologia e Educação Inclusiva;
Ciberespaço e Educação a Distância: novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente;
Apontamentos para um sistema melhor: a inclusão de novas tecnologias e processos educacionais;
As tecnologias da informação e comunicação, a escola e os professores.
Teologia e História das Religiões
Objetivo
Compreender a importância das religiões no sentindo de respeitar a diversidade e a liberdade de crenças das pessoas, e a convivência saudável entre os povos.
Público – Alvo
Graduados em ensino religioso e teologia, Ciências humanas, pedagogia e demais graduados interessados no assunto.
Área de Atuação
Educação – Mercado de trabalho amplo de apoio religioso, emocional, orientador de editoras de revistas e livros religiosos em escola de todo o país.
Duração: 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
O que é teologia
Teologia como ciência
O ser humano no discurso teológico
O sentido da busca Humana
Teologia e os direitos Humanos
Teologia e a Pedagogia do diálogo
Ciência da Religião e Teologia
Religião e momentos sociais
Os métodos Teológicos no brasil
Dinâmicas da reflexão teológica
Introdução da religião
O papel das religiões nas sociedades
Transtorno do Espectro Autista
Objetivo
O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde e educação sobre o transtorno do espectro autista.
Público – Alvo
Médicos, profissionais da saúde mental e educação.
Área de Atuação
Área da Saúde e Educação.
Duração: 12 meses
Carga horária: 600 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
TGD e potencialização da aprendizagem;
Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência;
Diversidade e inclusão;
Metodologia e Didática do Ensino superior;
Estágio;
Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista;
Avaliação diagnóstica;
Deficiência intelectual: transtorno do espectro autista (TEA);
Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física;
Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Tecnologia assistiva e a família.
Tutoria EAD e as Novas Tecnologias Educacionais
Objetivo
O curso de Pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância e novas tecnologias visa capacitar profissionais de todas as áreas que queiram trabalhar com educação à distância, mas sobretudo educadores que já estejam inseridos no contexto educacional EAD. O curso propõe o estudo das metodologias específicas da modalidade EAD, e visa desenvolver competências e habilidades para a prática da tutoria, comunicação e informação, legislação, metodologias de educação a distância e a atuação no contexto da diversidade.
Público – Alvo
Profissionais inseridos no contexto educacional EAD, educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Área de Atuação
Área da educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 420 horas
Certificação: Faculdade de Tecnologia Alpha Channel
Estrutura Curricular
Cenário e modalidade da ead
Planejamento e novas teorias de aprendizagem
Mídias e linguagem ead
Didática e design institucional
Regulamentação política e tele presença
Ead nas organizações e suporte ao aluno
Material didático e avaliação
Docência do ensino superior