Sobre nós

Pioneira na computação gráfica

Idealizada por engenheiros aeronáuticos formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Alpha Channel beneficia-se da experiência no ramo aeroespacial de seus fundadores (desde 1984), onde começaram as primeiras simulações gráficas em computador, e no ramo de design e projeto de produtos em diversas áreas (desde 1987), bem como todos os meios para a sua publicidade e comercialização, da elaboração de um simples catálogo até a produção de filmes e sites para Internet.

Esses anos todos de estudo e trabalho culminaram na fundação da Alpha Channel em 2001, quando teve início seu revolucionário Curso Profissionalizante de Computação Gráfica, primeiro a abranger todas as áreas da Computação Gráfica no Brasil e no mundo.

Nossa missão

Desmistificar a Computação Gráfica, mostrando que ela não é um privilégio de poucos e sim um sonho atingível por qualquer pessoa, de qualquer área, cuja busca pelo ideal é sempre um desafio. Trata-se de uma carreira de futuro, que envolve talento e sensibilidade e não exige formação prévia em área específica; cada vez mais jovens, adultos, profissionais e não profissionais estão aderindo à Computação Gráfica. Nosso desafio é expandir este conhecimento em prol da comunicação, o canal de maior valor entre os seres humanos.

O futuro de volta as origens
Com o passar do tempo o ITA criou seu curso de Engenharia da Computação e nele alguns cursos de Computação Gráfica. Fomos buscar lá, de volta às origens, o material didático necessário para a Alpha Channel, em Convênio Firmado com a Fundação Casimiro Montenegro Filho, com as devidas adaptações para o ensino profissionalizante de nível médio.

Olhando para o mercado futuro
Nos últimos 15 anos estivemos também atentos à evolução dos filmes feitos por Computação Gráfica e os programas utilizados para isso. Era uma área nova, pois envolvia modelagem de personagens e não somente de objetos. Também acompanhamos a evolução das maquetes eletrônicas e arquitetura de interiores, todos feitos por Computação Gráfica. Num passe de mágica, começamos a ver produtos, filmes e propagandas sem conseguir distinguir claramente realidade e ficção, como uma foto 100% fiel de um produto que ainda não existe. Experimentamos todos os programas disponíveis no mercado e tivemos dificuldades quanto aos seus preços. Seria o primeiro entrave para alunos e futuros profissionais de uma Centro de Computação Gráfica que pretende abrir oportunidades. Mas não desistimos.

Passaram-se vários anos e conseguimos encontrar o que antes era impossível. Programas para Computação Gráfica de alta qualidade a preços acessíveis. Eram as parcerias que faltavam para a disseminação da Computação Gráfica. O futuro é uma mistura de ideias, sorte e trabalho. E a sorte, sozinha, não costuma dar resultados. Quem tem sucesso, portanto, não deveria ser chamado simplesmente de “sortudo” ou “sortuda”. Além da sorte, e quase sempre muito mais, esse alguém aceitou o desafio, acreditou numa ideia e trabalhou pelo futuro.